Hortelã que é pimenta!!!

Híbrido da Mentha aquatica (hortelã-mourisca) e Mentha spicata (Hortelã-vulgar), a hortelã-pimenta (Mentha x piperita) é originária da região mediterrânica da Europa. O seu nome científico, "Mentha", está associado à história da ninfa Menta, da mitologia grega, e do deus Plutão, que, por se amarem muito, despertaram o ciúme de Perséfone. Esta, sentindo-se traída, transformou Menta numa planta destinada a crescer nas entradas das cavernas que davam acesso ao inferno. A palavra "piperita" foi atribuída em alusão ao seu sabor apimentado.

É utilizada há milhares de anos, pelas suas fortes e diversas características aromáticas e medicinais, que a tornam uma das plantas mais versáteis e procuradas do planeta na actualidade.

Exala um fantástico aroma, pelo que se torna indispensável em qualquer jardim, enquanto ornamental, medicinal, aromática e condimentar. Pode fazer-nos companhia num simples vaso ou canteiro, num qualquer recanto, independentemente do tamanho do jardim. Ideal para cativar a atenção das crianças para as plantas, pois é muito associada a diversos produtos alimentares, com o seu aroma forte e mentolado.

Esta planta vivaz nem sempre produz flores. Fornece alguns cortes durante o ano. A sua propagação não deve ser feita por semente, pois estas podem dar origem a indivíduos distintos dos pés-mãe.

Gosta de solos ricos em nutrientes, húmidos, mas bem drenados, ao sol ou sombra parcial. Em condições ideais, pode tornar-se invasiva, pelo que o seu crescimento deve ser frequentemente controlado. O compasso de plantação utilizado pode ser de 30x30 cm.

Alguns insectos podem provocar grandes estragos, tais como a mosca branca e determinados escaravelhos, que surgem especificamente nas mentas. Uma solução de sabão de potássio pode ajudar a combater algumas destas pragas. Também é susceptível a algumas doenças, como o oídio, as podridões radiculares e a ferrugem. Evitar os solos encharcados e podar as plantas com frequência.

Possui inúmeras propriedades, entre as quais são de destacar o facto de prevenir e combater a flatulência, diarreia, vómitos, indigestões, cólicas, e a fadiga em geral. Entra na composição de diversos preparados farmacêuticos de medicina convencional e alternativa.

Muito utilizada a condimentar pratos de carne, manteigas, batatas, saladas e alguns doces, como sobremesas geladas, mousse de chocolate e ponche de frutas. É também utilizada como aromatizante em diversas indústrias, como a dos chocolates, pastilhas elásticas, dentífricos, detergentes, etc. E porque não mexer o café com um ramo fresco de hortelã-pimenta?!!! Experimentem, é delicioso!!!

A infusão forte de hortelã-pimenta é óptima como repelente de pulgas em animais e nas suas instalações. Repele também ratos. Atrai muitas borboletas e outros insectos úteis ao jardim.

A sua infusão, quando fresca, é das poucas bebidas que me refrescam nos dias quentes de Verão. A sua ligação com qualquer tipo de chocolate é perfeita.

Muito cultivada no Norte de África, pelo que faz parte das tradições locais de alguns países servir uma infusão aos visitantes.

Guardo em memória uma frase de um Padre amigo, que há alguns anos atrás, referindo-se às propriedades desta planta, dizia: - O meu povo faz com esta planta um licor a que chamam de “levanta o pau”. E funciona!!!

Disponível aqui.

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: