Austrália quer recuperar Grande Barreira de Coral

Um dos ecossistemas mais incríveis do Planeta Terra é a Grande Barreira de Coral, na costa Leste da Austrália. 

Património Mundial da UNESCO desde 1981, a Grande Barreira de Coral estende-se ao longo de cerca de 2400 quilómetros, um território mais vasto do que a Itália, e é o maior complexo de recifes de coral do mundo.

Os recifes de coral representam menos de 1% do ambiente marinho da Terra, mas abrigam cerca de 25% da vida marinha.

Estima-se que 30% deste maravilhoso ecossistema já tenha morrido, sobretudo graças ao aquecimento global provocado pelo homem e pela poluição associada à aplicação de pesticidas na agricultura.

A Austrália vai investir o equivalente a cerca de 312 milhões de euros (uma ninharia ridícula) para convencer os agricultores a reduzirem a quantidade de pesticidas e a adquirir boas práticas agrícolas, entre outros factores que estão a contribuir para a sua destruição.

Segundo o ministro do Meio Ambiente Australiano, o recife é responsável por cerca de 64 mil empregos e representa mais de 6 biliões de dólares australianos para a economia do país, atraindo mais de 2 milhões de visitantes por ano. 

A humanidade continua sem perceber que os serviços gratuitos prestados pelos ecossistemas não se conseguem substituir, mesmo com investimentos ridículos como este, inferiores ao que Portugal, por exemplo, tem investido na recuperação de bancos falidos! 

Sem estes serviços prestados pelos ecossistemas, o futuro próximo será verdadeiramente assustador, para TODOS NÓS. Muito mais do que a falência de um banco em qualquer parte do mundo. 


https://www.publico.pt/2018/04/29/ciencia/noticia/australia-vai-recuperar-a-grande-barreira-de-coral-1815735




Share this:

CONVERSATION

0 comentários: